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Melhoramentos no ancoradouro da cidade de Maceió

1875

1896

A empresa The National Harbour Company Ltd. obtém concessão do Porto

A empresa The National Harbour Company Ltd. obteve a concessão do Porto nos permissivos da Lei Imperial nº 1.746, de 13 de outubro de 1869, mas não conseguiu realizar as obras determinadas

O contrato é rescindido pelo Governo Federal.

1905

1910

Novos estudos foram elaborados, mas, por razões de ordem financeira, não foi possível dar continuidade ao desenvolvimento das instalações do Porto de Maceió.

Pelo Decreto nº 23.469, de 16 de novembro de 1933, a União autorizava o governo do Estado de Alagoas a construir e explorar comercialmente o Porto.

1933

1935

Início da execução do atual projeto, a cargo da Companhia Geral de Obras e Construções S.A. – GEOBRA

Inauguração do Porto de Maceió

20 de Outubro de 1940

23 de Janeiro de 1942

Início oficial das operações no porto, quando houve o primeiro embarque de açúcar

Decreto nº 52.345

Era editado o Decreto nº 52.345, transferindo a vinculação da Administração do Porto de Maceió para o Governo Federal, através do Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis - DNPVN.

9 de Agosto de 1963

1975

O Governo Federal criava, sucedendo ao DNPVN, a Empresa de Portos do Brasil - PORTOBRÁS

Porto de Maceió vincula-se a CODERN

Após a extinção da PORTOBRÁS o Porto de Maceió vinculou-se à Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN, através de um Convênio firmado com a Secretaria Nacional de Transportes – SNT e o Departamento Nacional de Transportes Aquaviários - DNTA.

1990

1974

Implantação do Terminal Açucareiro e do novo Cais Comercial

O aterro hidráulico que propiciou a implantação do Terminal Açucareiro e do novo Cais Comercial, totalizando 750 metros de linha de cais.

Construção do novo acesso rodoviário, entrocamento externo e uma rede de energia elétrica.

1978

1989

Início da construção do píer petroleiro

Conclusão do píer petroleiro

1995

1996

Porto é beneficiado com obras de dragagem no canal de acesso e na bacia de evolução do Cais Comercial.

Construção do Cais de Contêineres

De dezembro 2001 de até fins de 2011, houve a construção do Cais de Contêineres, prolongando-se o Cais Comercial em 80 metros, conectado à extremidade norte do Terminal Açucareiro e formando uma dársena com 350 metros de extensão.

2001

2011

Até os dias atuais

NA RETROÁREA

Pátio pavimentado com área de 26.000m² para movimentação e estocagem de contêineres.

Berço com profundidade de 08,50m, preparado para operar navios das frotas mais modernas do mundo, tipo Panamax.
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